CIPA
Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA
Aula de 01/03/2021
Figura 1 – Significado da sigla CIPA.
Objetivo da aula:
Identificar
a importância da CIPA dentro de uma organização, para que empregador e
empregados possam trabalhar com saúde, segurança e qualidade de vida, seguindo
a Norma Regulamentadora 5 (NR-5).
Principais pontos abordados:
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), conta com um grupo de trabalhadores treinados, que representam o empregado e o empregador de forma proporcional. É regida pela Norma Regulamentadora 5 (NR-5), obrigatória para empresas que contenham em seu quadro de funcionários uma quantidade igual ou superior a vinte pessoas – sendo estas, regidas pela CLT, independentemente de seu ramo de atividade. O seu objetivo é a prevenção de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais. Desta forma, utiliza-se de normas que devem ser seguidas para manter a saúde, segurança e qualidade de vida dos trabalhadores. Os cargos de liderança da CIPA são definidos através de votação sigilosa para os representantes dos empregados; e os designados pelos empregadores, os representam. Os mandatos têm vigência de um ano, sendo possível uma reeleição. Durante o período de mandato, os cipeiros escolhidos por votos, têm estabilidade provisória no período entre sua atividade e um ano após finalizar o eleitorado, contanto que não seja desligado da empresa por justa causa.
Palavras-chave:
CIPA;
NR-5; prevenção; saúde e segurança.
Materiais complementares:
Saiba mais detalhes da CIPA no artigo disponibilizado pela editora Lex Magister, de autoria de José Ferreira: CIPA – Importância para empresas e funcionários.
Abaixo, segue vídeo ilustrativo, representando o treinamento de CIPA do McDonald's:
Obrigada, pessoal!!!
Atenciosamente,
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